Como o Sri Lanka, ‘santuário da vida selvagem’ com ecossistemas únicos, enfrenta o desafio de se adaptar às mudanças climáticas

Como o Sri Lanka, ‘santuário da vida selvagem’ com ecossistemas únicos, enfrenta o desafio de se adaptar às mudanças climáticas


O Globo Repórter desta sexta-feira (13) explorou o país asiático, no Oceano Índico. Globo Repórter – Sri Lanka – 13/12/2024
O Globo Repórter desta sexta-feira (13) explorou o Sri Lanka, no Oceano Índico. A reportagem mostrou como o país asiático cercado de praias por todos os lados guarda ecossistemas únicos, santuários da vida selvagem e enfrenta o desafio de se adaptar às mudanças climáticas. Saiba mais abaixo.
Leopardos ameaçados
Mistério sobre animais que teriam pressentido tsunami de 2004 ainda intriga especialistas; entenda
No Parque Nacional de Yala, a terra dos leopardos da Ásia, os animais lutam contra a perda de habitat. Pesquisadores da região alertam que há menos de mil leopardos adultos na ilha e que o rápido desenvolvimento ameaça a espécie. Conectar reservas naturais, formando corredores de mata para os animais ao longo de toda a ilha é prioridade para garantir sua sobrevivência.
“Um dos nossos focos no momento é garantir a conectividade. Temos populações de leopardos em diferentes locais da ilha e uma população total bem razoável, mas temos que garantir que, a longo prazo, essas áreas permaneçam ligadas umas às outras”, afirma o zoólogo, Andrew Kittle.
Leopardos do Sri Lanka
Reprodução/TV Globo
Vida marinha e aquecimento global
Preocupação com o aquecimento dos oceanos afeta a vida marinha do Sri Lanka
No mar, a preocupação é com o aquecimento dos oceanos, que afeta a vida marinha do Sri Lanka, incluindo a baleia-azul, maior animal do planeta. Com ameaça de extinção, registros recentes de baleias com filhotes trazem esperança.
Flagrante de baleia azul com filhote
Reprodução/TV Globo
Santuário das aves migratórias
‘Santuário das aves migratórias’: conheça o Sri Lanka
O Sri Lanka é mais do que uma ilha. Para milhares de pássaros que se abrigam nesse pedaço de terra, cercado de Oceano Índico por todos os lados, a região de Mannar é um santuário. Eles chegam de lugares distantes, como o Oceano Ártico, cruzando os Himalaias, em busca de alimento.
Pesquisadores monitoram os movimentos migratórios e alertam para as ameaças, como moinhos de vento e mudanças climáticas, que alteram os padrões de migração e afetam o equilíbrio ambiental.
Santuário das aves migratórias
Reprodução/TV Globo
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECOMENDADOS