Barbie e Peter Reynolds, de 75 e 79 anos, que dirigiam programas educacionais no Afeganistão, foram detidos pelo Ministério do Interior do Talibã no dia 1º de fevereiro, segundo a filha. Barbie e Peter Reynolds, cidadãos britânicos detidos pelo Talibã
Arquivo Pessoal
Um casal britânico que dirigia programas educacionais no Afeganistão foi detido pelo governo do Talibã no começo do mês, informou, nesta segunda-feira (24), a filha deles, pedindo ao governo britânico que faça todo o possível para garantir sua libertação.
De acordo com Sarah Entwistle, Barbie e Peter Reynolds, de 75 e 79 anos respectivamente, foram detidos pelo Ministério do Interior do Talibã em 1º de fevereiro.
Em declarações à Times Radio, Entwistle disse que seus pais mantiveram contato inicialmente por meio de mensagens de texto após a detenção – garantindo aos quatro filhos que estavam bem – até perderem todo o contato três dias depois.
“Nossos pais sempre buscaram honrar o Talibã, então queríamos dar a eles a oportunidade de explicar suas razões para essa detenção. No entanto, depois de mais de três semanas de silêncio, não podemos mais esperar. Estamos agora pedindo urgentemente ao consulado britânico que faça tudo o que estiver ao seu alcance para nos dar respostas e pressionar o máximo possível o Talibã para sua libertação”, disse.
Procurado pela agência de notícias Reuters, o Ministério das Relações Exteriores britânico disse apenas que está “apoiando a família de dois cidadãos britânicos que estão detidos no Afeganistão”, sem fornecer mais detalhes.
A BBC, citando fontes oficiais do Talibã, relatou neste domingo (23) que dois cidadãos britânicos, que se acredita estarem trabalhando para uma organização não governamental na província central afegã de Bamiyan, foram presos há cerca de 20 dias após usar um avião sem informar as autoridades locais.
Segundo porta-voz do Ministério do Interior, além dos britânicos, uma cidadã sino-americana, e seu intérprete, Abdul Mateen, foram presos. A mulher seria Faye Hall, amiga do casal, diz a agência de notícias britânica PA.
Países ocidentais, incluindo Grã-Bretanha e Estados Unidos, fecharam suas embaixadas e retiraram seus diplomatas quando o Talibã assumiu o controle do Afeganistão em 2021.
A Grã-Bretanha aconselha seus cidadãos a não viajarem ao Afeganistão, alertando sobre os riscos de serem detidos lá.
O casal britânico vinha conduzindo projetos em escolas no Afeganistão por 18 anos e decidiu permanecer mesmo depois que o Talibã tomou o poder, disse o Sunday Times.
