Decisão sobre futuro do TikTok nos Estados Unidos deve sair em 30 dias, diz Trump

Decisão sobre futuro do TikTok nos Estados Unidos deve sair em 30 dias, diz Trump


Presidente americano diz que discute com “diversas pessoas” sobre a compra da plataforma. TikTok chegou a sair do ar no país por um dia, mas Trump assinou decreto que permite que o aplicativo siga funcionando nos EUA por mais 75 dias. Trump disse que tomara decisão sobre TikTok nos EUA em 30 dias
Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado (25) que deve tomar uma decisão sobre o futuro do TikTok no país “nos próximos 30 dias”. Ele também disse que está “discutindo com várias pessoas sobre a compra da plataforma”.
“Falei com muitas pessoas sobre [a compra do] o TikTok e há grande interesse no TikTok”, disse Trump a repórteres no Air Force One durante um voo para a Flórida no sábado.
A Reuters informou que duas pessoas com conhecimento das discussões disseram que a administração Trump está trabalhando em um plano para salvar o TikTok, que envolve recorrer à empresa de software Oracle e a um grupo de investidores externos para efetivamente assumir o controle das operações do aplicativo.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O TikTok chegou a sair do ar nos EUA no dia 18 de janeiro após decisão da Justiça, que alegava questão de segurança nacional pelo da dona do aplicativo, a ByteDance, ser sediada na China, mas voltou ao ar no dia 19 após Donald Trump prometer adiar a proibição do acesso ao aplicativo no país.
A fala foi dada um dia antes da posse do presidente americano. Assim que assumiu ao cargo, Trump assinou uma ordem executiva que permite que o aplicativo siga funcionando nos EUA por mais 75 dias.
Sob o acordo que está sendo negociado pela Casa Branca, a ByteDance manteria uma participação na empresa, mas a coleta de dados e as atualizações de software seriam supervisionadas pela Oracle, que já fornece a base da infraestrutura da web do TikTok, disse uma das fontes à Reuters.
No entanto, em seus comentários aos repórteres no voo, Trump disse que não havia falado com Larry Ellison, da Oracle, sobre a compra do aplicativo.
Questionado se ele estava fechando um acordo com a Oracle e outros investidores para salvar o TikTok, Trump disse: “Não, não com a Oracle. Várias pessoas estão falando comigo, pessoas muito substanciais, sobre comprá-lo e eu tomarei essa decisão provavelmente nos próximos 30 dias. O Congresso deu 90 dias. Se pudermos salvar o TikTok, acho que seria uma coisa boa.”
Trump: EUA devem ficar com metade do TikTok
As fontes disseram que os termos de qualquer acordo potencial com a Oracle ainda não eram claros e provavelmente mudariam. Uma fonte disse que o escopo total das discussões ainda não foi definido e pode incluir as operações dos EUA, bem como outras regiões.
Outros que estão disputando a aquisição do TikTok, incluindo o grupo de investidores liderado pelo bilionário Frank McCourt e outro envolvendo Jimmy Donaldson, mais conhecido como a estrela do YouTube Mr. Beast, não fazem parte da negociação da Oracle, disse uma das fontes.
LEIA TAMBÉM:
Musk, MrBeast, dono da Oracle: quem vai comprar o TikTok?
De crítico do TikTok a ‘salvador’: entenda como Trump mudou de posição sobre a rede social
Trump 2025: quais as primeiras apostas do presidente dos EUA na primeira semana no cargo?
De acordo com os termos do acordo, a Oracle seria responsável por abordar questões de segurança nacional. O TikTok inicialmente fechou um acordo com a Oracle em 2022 para armazenar informações de usuários dos EUA para aliviar as preocupações de Washington sobre a interferência do governo chinês.
A gestão do TikTok permaneceria, para operar o aplicativo de vídeos curtos, de acordo com uma das fontes.
Por que o TikTok pode ser banido dos Estados Unidos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECOMENDADOS