Estátua de ex-presidente sírio e pai de Bashar al-Assad é decapitada em cidade tomada por rebeldes

Estátua de ex-presidente sírio e pai de Bashar al-Assad é decapitada em cidade tomada por rebeldes


Hafez al-Assad governou a Síria entre 1971 e 2000. Cena simbólica ocorre em meio a ofensiva surpresa de grupo rebelde contra o governo sírio. Cabeça de estátua de Hafez al-Assad, ex-presidente da Síria e pai do atual presidente Bashar, é rebocada por caminhão em Hama, cidade tomada por rebeldes, em 6 de dezembro de 2024.
Muhammad Haj Kadour/AFP
NO
Uma estátua de Hafez al-Assad, pai do ditador Bashar al-Assad, foi decapitada nesta sexta-feira (6) em Hama, na Síria. A cidade foi tomada por reféns na quinta, como parte de uma ofensiva relâmpago contra o governo iniciada na semana passada.
Hafez al-Assad foi presidente da Síria entre 1971 e 2000, ano de sua morte. Durante seu mandato, Hafez trouxe estabilidade ao país e o estabeleceu como uma potência do Oriente Médio, segundo a enciclopédia Britannica. Ele era inimigo de Saddam Hussein, presidente do Iraque à época. Após a morte de Hafez, Bashar assumiu a presidência.
A Síria atualmente é palco de combates entre grupos rebeldes e tropas do governo de Bashar al-Assad após uma ofensiva-relâmpago em Aleppo, segunda maior cidade síria, e outras regiões do país desde semana passada. Os rebeldes tomaram o controle de Aleppo e estão avançando para outras cidades. Na quinta, capturaram a estratégica cidade de Hama, quarta maior da Síria.
Nesta sexta, os rebeldes se aproximaram da cidade de Homs, um bastião do governo sírio por fazer ligação entre a capital Damasco e a costa mediterrânea.
LEIA TAMBÉM:
Hezbollah envia soldados à Síria, Jordânia fecha fronteiras com o país, e tiros são ouvidos na capital Damasco
Quem são os rebeldes que assumiram controle de Aleppo em meio a bombardeios russos
Curdos sírios apoiados pelos EUA tomam controle da cidade de Deir el-Zor, no leste da Síria, diz agência
Esta reportagem está em atualização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECOMENDADOS