Nesta terça-feira (18), presidente dos EUA havia conversado com o russo sobre a guerra da Ucrânia e conseguiu que ele concordasse com um cessar-fogo parcial. Último encontro de Trump e Zelensky foi marcado por momentos de muita tensão e bate-boca. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Reprodução/TV Globo
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falaram por telefone nesta quarta-feira (19), um dia após a conversa do líder americano com o russo Vladimir Putin sobre a guerra.
A ligação entre os dois foi confirmada tanto pela Casa Branca quanto pelo porta-voz do ucraniano, Sergei Nikiforov, e Trump falou sobre o que foi discutido na rede social Truth Social.
“Acabei de concluir uma ótima ligação telefônica com o presidente Zelensky da Ucrânia. Durou aproximadamente uma hora. Grande parte da discussão foi baseada na ligação feita ontem com o presidente Putin para alinhar a Rússia e a Ucrânia em termos de suas solicitações e necessidades. Estamos muito no caminho certo”, afirmou.
O republicano ainda informou que pediu ao secretário de Estado, Marco Rubio, e ao conselheiro de Segurança Nacional, Michael Waltz, para dar uma descrição precisa dos pontos discutidos e que essa “declaração será divulgada em breve”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nesta terça-feira (18), o presidente dos Estados Unidos também conversou com Putin pelo telefone e conseguiu que ele concordasse em suspender ataques a alvos de energia da Ucrânia por 30 dias e realizar uma grande troca de prisioneiros. Putin, no entanto, impôs condições para cessar-fogo total.
No mesmo dia, Zelensky disse que aceitará a proposta da trégua parcial. No entanto, como ela ainda não havia sido apresentada formalmente, não há data certa para que entre em vigor.
Mais cedo, nesta quarta, antes de conversar com Trump, Zelensky disse que não aceitará ceder os territórios ucranianos exigidos pela Rússia para um cessar-fogo e o fim da guerra.
Também nesta quarta, o Kremlin acusou a Ucrânia de ter rompido com essa trégua ao atacar estações de energia em cidades da Rússia perto da fronteira.
A última conversa entre os presidentes dos Estados Unidos e da Ucrânia, que ocorreu de forma presencial na Casa Branca, foi marcada por momentos de muita tensão e bate-boca (relembre no vídeo abaixo).
Trump se irrita com Zelensky na Casa Branca
